Expandir-se

Mayara Machado
3 min readMar 9, 2018

Seguindo o ritmo de filmes e eventos na Universidade Federal de Sergipe (UFS) chego no evento InComunicações realizado durante a Semana Acadêmica na universidade e referênte aos cursos de comunicação. Acho sempre válido essas experiências interdisciplinares, sair um pouco da nossa zona de conforto e se dispôs a conhecer o novo agrega muito na nossa formação como sujeito, procuro sempre levar isso durante o processo da minha formação acadêmica pois acho importante ter uma visão sistêmica do mundo. Não somos ilhas, nossos trabalhos, nossas vidas são influenciadas e influênciam, e isso se enquadra bastante no quesito formação profissional.

Não vejo como um profissional completo aquele que somente tenha se dedicado arduamente a entender a sua vertente, é bom e é válido sim devemos buscar esse conhecimento também, mas destaco aqueles que arriscam conhecer o além. Sair da zona de conforto não é fácil mas o desafio é estimulante e a habilidade de se dispôr a aprender algo novo e aplicá-lo é fantástica, e para mim é isso que diferencia um profissional completo de um que “só” sabe sobre o que faz, mecanizado. Claro que isso se extende para mais que a vida profissional, mas chegaremos lá em outro texto.

Mesa redonda e exposição de curtas do departamento de comunicação da UFS.

No dia 22 de novembro de 2017 eu resolvi dar uma olhada no que estava sendo discutido e produzido pelo pessoal da área de comunicação. Inicialmente visitei uma mesa redonda sobre marketing cujo o tema girou em torno sobre a reivenção do marketing em tempos de internet e de produtos sem propaganda. Fiquei feliz e surpreendida, pois ainda que saiba o quão interdisciplinar seja o mundo em que vivemos é sempre uma agradável surpresa se deparar com discussões em que englobem sua área. Veja bem, as mídias realmente evoluíram, o predomínio do outdoor e propagandas comerciais em televisão ainda existem mas com a revolução tecnológica um novo nicho surgiu: a internet.

Mas não somente a internet em si, a tecnologia permitiu o desenvolvimento de aplicações que tornam as novas gerações cada vez mais distantes da televisão, por exemplo, o apêlo que a novela tinha para a sua vó muito provavelmente não terá em seus filhos, eles muito provavelmente sentirão maior interesse por conteúdos onlines como YouTube, Netflix e afins, plataformas essas que dispões de mecanismos que retiram a propaganda comercial do consumidor, logo o marketing que chegava a sua vó talvez não tenha impacto nenhum em seus filhos ou se tiver não seria na mesma proporção. O consumidor hoje em dia dispões de uma gama de recursos que permitem que ele com um clique não veja um comercial, e do ponto de vista de desenvolvedora tecnológica ver o quanto a minha área interfere em uma outra que por vezes achamos que não tem ligação foi interessante, me faz perceber o quanto se tem para trabalhar em conjunto. como eu disse anteriormente é importante sair um pouco de sua caverna e ver que o mundo é muito maior e são cheios de possibilidades.

--

--

Mayara Machado

I’m very passionate about programming and currently I do it mostly using python. I’m also a pythonist.